Entenda a Fisioterapia Dermato funcional

A Fisioterapia dermato funcional nos últimos anos, se tornou uma área especial da fisioterapia que vem tendo um crescimento significativo para o campo da beleza, é uma técnica voltada de maneira especial para alguns tratamentos estéticos, de modo a dar maior conforto e segurança aos pacientes.

Sabendo que a aparência é uma das maiores preocupações das pessoas, por muitos anos, esses ditos-cujos tratamentos eram realizados por pessoas que tinham como base apenas os conhecimentos empíricos, o que gerava temor tanto por parte dos pacientes, como por parte da classe científica.

Pessoas com distintas alterações Dermato – Funcionais e Estéticos apresentam uma baixa em sua autoestima, com isso acabam por procurar profissionais ligados à estética – Funcional para solucionar alterações, como as estrias.

No último século, a Fisioterapia Dermato – Funcional tem se tornado uma das áreas de conhecimento mais desenvolvido da fisioterapia, isso se dar devido ao padrão de beleza exigido pelos indivíduos.

Baseado nisso, a fisioterapia passou a aplicar seus conhecimentos em tratamentos voltados a beleza, para com isso, obter da forma mais correta e segura os procedimentos apropriados. Assim sendo, surgiu a FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL que, a cada dia, soma mais e mais profissionais com maior base científica para realizar todas as aplicações e ações terapêuticas.

Vendo os diversos recursos fisioterápicos usados em tratamentos estéticos e uma visão básica das patologias correlacionadas, nosso texto objetiva esclarecer a fundamental importância que os Fisioterapeutas tem atuando nesta área de trabalho, visa também, esclarecer e ampliar os conhecimentos de atuação e demonstrar a importância da profissão da Fisioterapia atuando em dermato  funcional, onde atua dentro das clinicas de estéticas.

fisioterapia dermato funcional

CONCEITO DE FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

A fisioterapia dermato funcional é uma especialidade de modo recente reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), nos termos da Resolução COFFITO 362/09, 394/11, que surgiu para tratar as disfunções físicoestético-funcionais oriundas das patologias, procedimentos cirúrgicos e/ou sequelas que afetem direta e indiretamente a integridade do sistema tegumentar.

A fisioterapia dermato funcional tem como objetivo a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios endócrinos/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou músculos esqueléticos.

Ao notarmos os recursos empregados na estética atual, constatamos que a fisioterapia tem total domínio sobre tais recursos, tanto no aspecto teórico quanto no prático, as variadas técnicas manuais, tais como a eletroterapia, a cosmetologia e cinesioterapia, esses profissionais se viram altamente capacitados para tratar, além de patologias clínicas, como, também, estéticas.

Essa é uma área referida como responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar como um todo, incluindo as alterações superficiais da pele. A responsabilidade do fisioterapeuta está não apenas em manter e promover a ótima função física, mas como também na melhoria do bem-estar, saúde, equilíbrio emocional e a qualidade de vida.fisioterapia dermatofuncional

fisioterapia dermato funcional

ATUAÇÕES DA FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

Apesar do campo de atuação da fisioterapia compreender ortopedia, cardiologia, respiratória, pediatria e estética, dentre outras, a área da estética, citada por último, ainda é pouco reconhecida.

De forma recente a especialidade fisioterapia estética teve a denominação suprida por fisioterapia dermato funcional, como tentativa de ampliar a área, conferindo-lhe a conotação de restauração de função, além da anteriormente sugerida, que era apenas de melhorar ou restaurar a aparência.

Com isso no âmbito da dermato funcional, a fisioterapia pode atuar em diversas patologias como citaremos a seguir:

• Fibroedema gelóide;
• Estrias;
• Obesidade;
• Lipodistrofia (gordura) localizada;
• Flacidez;
• No pré e pós-cirurgia plástica estética e reparadora;
• Cicatriz hipertrófica e queloide;
• Queimaduras;
• Linfedema;
• Celulite;
• Tratamento de manchas na pele;
• Peeling.

RECURSO UTILIZADOS NA ÁREA DA ESTÉTICA

O fisioterapeuta formado e especializado em fisioterapia dermato funcional tem pleno conhecimento em dominar o ultra-som, a drenagem linfática e as correntes elétricas, pois a grande maioria dos recursos utilizados na área da estética tem sua origem na fisioterapia, dominando tanto o aspecto teórico quanto prático.

Essa interação entre as duas áreas foi a responsável pelo surgimento da Fisioterapia aplicada a Estética, visando tratar eficazmente os distúrbios estéticos.

Cada caso será avaliado e tratado com algumas das seguintes opções:

-Massoterapia;
-Mecanoterapia (Modeladoras E Drenagem Linfática);
-Mecanoterapia (Como Endermologia);
-Eletroterapia (Como Corrente Russa E Galvânica);
-Ultrassom;
-Laser;
-Limpeza De Pele Visando À Recuperação Funcional Do Tegumento;
-Bandagem Fria;
-Gomage e Hidratação da Pele;
-Eletrolipólise.

fisioterapia dermato funcional

#DICA SOBRE DERMATO FUNCIONAL

Os profissionais da saúde, a maioria não encara a estética com importância devida, isso se dar pelo fato da deficiência de trabalhos científicos e a maioria dos profissionais atuantes não possuírem um curso superior.

É sabido que são utilizados, por profissionais despreparados, recursos fisioterápicos como à fisioterapia dermato funcional , sem que sejam observados os perigos decorrentes de sua má utilização, resultando em risco de acidente terapêutico, além de ineficiência de tratamento, devido à falta de conhecimento nas indicações, contraindicações, dosagens, efeitos adversos e etc.

O fisioterapeuta, e apenas o fisioterapeuta, é o profissional expert em avaliar o paciente, estabelecer as etapas do tratamento, selecionar e quantificar os recursos, métodos e técnicas apropriadas a cada caso.

O fisioterapeuta, por ser detentor do conhecimento profundo desses recursos e alto conhecimento em anatomia, fisiologia, patologia, avalia o problema, facilitando a escolha do tratamento mais adequado.

Importante destacarmos que o fisioterapeuta não substitui nenhum profissional, ao contrário, acrescenta a uma equipe que verdadeiramente assiste à estética da sociedade e que objetiva, acima de tudo, a saúde humana.

CONCLUSÃO

O ideal é consultar um especialista para identificar, selecionar e quantificar os recursos, métodos e técnicas apropriadas a cada caso.

A Fisioterapia tem um papel fundamental em seu tratamento estético de modo a dar maior conforto e segurança aos pacientes.

O objetivo do texto é abrir novas discussões e informações dos principais temas atuais da Dermato Funcional. Estamos abertos para solucionar eventuais dúvidas pertinentes a especialidades.

Converse com seu fisioterapeuta.

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo – Apaixonado pela fisioterapia. Fisioterapeuta – CREFITO14/235419-F.
Pós-Graduado em nível de Aperfeiçoamento em Perícia Judicial certificado pela ABRAFIT, Especialista em Fisioterapia Intensiva certificado pelo ICF, Instituto Camilo Filho.
Felipe Ricardo

Últimos posts por Felipe Ricardo (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *