O que é a Fisioterapia?

Muitas pessoas se perguntam o que é a fisioterapia?

Fisioterapia é uma área da saúde em que devemos respeitar e valorizar bastante, estes profissionais possuem um profundo conhecimento das funcionalidades do corpo humano e atuam diretamente na promoção da nossa saúde!

Em nosso artigo, você conhecerá mais sobre regulamentação da profissão, o que é fisioterapia, o que faz e área de atuação do fisioterapeuta. Confira!

 O QUE É A FISIOTERAPIA?

A fisioterapia é uma atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde.

Apenas fisioterapeutas graduados em cursos superiores de Fisioterapia devidamente reconhecidos pelo MEC e registrados no CREFITO – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, podem indicar sessões de fisioterapia. Isso porque a profissão de fisioterapeuta é regulamentada desde 1969.

A Fisioterapia é a ciência aplicada ao estudo dos movimentos do corpo humano, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, tanto nas alterações patológicas quanto psíquicas.

A fisioterapia possui uma área de atuação muito ampla, pois atua diretamente na prevenção, reabilitação e reintegração de cada indivíduo.

Tem como principal objetivo preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições biopsicossocial para promover melhoria de qualidade de vida.

Este profissional fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios orientados pelos estudos das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesiologia, sinergia funcional, biomecânica ocupacional, patologia de órgãos e sistemas do corpo humano.

fisioterapia

REGULAMENTAÇÃO

Pouco a pouco vamos explicando o que é a fisioterapia, sua importância. Agora é hora de saber mais sobre sua regulamentação:

Para exercer a profissão, além de realizar o curso de graduação de ensino superior, o futuro fisioterapeuta é OBRIGADO a se registrar no Conselho Profissional da categoria de sua região. O órgão responsável por regulamentar a profissão de Fisioterapeuta no Brasil é o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, subdividido em regiões em seus CREFITOs – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dando origem assim ao sistema COFFITO/CREFITOs.

O Conselho Federal e suas regiões têm como principal objetivo ‘normatizar e exercer o controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais ao meio social‘.

Para mais informações sobre os órgãos reguladores e/ou condutas dos profissionais, acesse os links dos sites das regionais conforme ilustrado logo abaixo:

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – http://coffito.gov.br/nsite/

Estados do Recife, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas – http://crefito1.org.br/
Estado do Rio de Janeiro – http://www.crefito2.gov.br/
Estado de São Paulo – http://www.crefito3.org.br/dsn/
Estado de Minas Gerais – http://crefito4.org.br/site/
Estado do Ceara – http://www.crefito6.org.br/novo/index.php
Estado de Salvador – http://www.crefito7.org.br/
Estado do Paraná – http://www.crefito8.org.br/site/
Estado do Mato Grosso – http://www.crefito9.org.br/
Estado de Santa Catarina – http://www.crefito10.org.br/
Estado do Distrito Federal e Goiás – http://crefito11.org.br/
Estado do Pará – http://crefito12.org.br/
Estado do Mato Grosso do Sul – http://www.crefito13.org.br/
Estado do Piauí – http://crefito14.org/
Estado do Espirito Santo – http://www.crefito15.org.br/
Estado do Maranhão – http://crefito16.gov.br/site/

fisioterapeuta

O QUE FAZ UM FISIOTERAPEUTA?

Além de saber o que é a Fisioterapia, é importante se saiba o que faz o profissional da área.

O profissional fisioterapeuta é capacitado para avaliar, prescrever e diagnosticar pacientes que possuam lesões ou disfunções, como também se utilizar de ações preventivas, habilitado para construção do diagnóstico cinesiológico funcional e pode prescrever condutas fisioterapêuticas.

O fisioterapeuta começa um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão geral do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Analisa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.

Após avaliação, se tem o diagnóstico, a partir daí o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.

Inicialmente do tratamento é realizada na presença do fisioterapeuta, que orienta o paciente no exercício e também acompanha cada movimento, identificando assim o avanço no restabelecimento dos movimentos.

Em uma segunda fase o tratamento pode ser baseado em exercícios onde o paciente realiza sozinho, em sua casa. Para esses casos, o profissional fisioterapeuta ensina os movimentos que deverão ser realizados e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.

O fisioterapeuta reavalia o paciente regularmente para identificar a melhora em seu quadro geral de saúde e ajustar o tratamento.

fisioterapia

ÁREAS DE ATUAÇÕES DA FISIOTERAPIA

O profissional fisioterapeuta pode atuar em hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitações, asilos, e outros locais voltados para a saúde citados ao discorrer do texto.

Há alguns ramos de mercados para o fisioterapeuta que estão em constante ascensão. É o caso da fisioterapia esportiva e das perícias judiciais trabalhistas. Contudo, há vários campos de atuação da fisioterapia, dos quais podemos destacar:

• Escolas;
• Clubes esportivos;
• Atendimento domiciliar;
• Hospitais;
• Unidades de saúde;
• Empresas privadas;
• Empresas públicas;
• Pesquisas;
• Atendimento autônomo.

Compete ainda ao profissional ordenação e indução do tratamento fisioterapêutico no paciente, bem como, acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e condições para alta do serviço. Especialidades reconhecidas:

A) Acupuntura, nos termos das Resoluções 97/88, 201/99, 219/00, 393/11 e 405 /11.

B) Dermato funcional nos termos da Resolução Coffito 362/09, 394/11.

C) Fisioterapia do trabalho nos termos da Resolução Coffito 259/03, 351/08 e 465/16.

D) Fisioterapia esportiva nos termos da Resolução Coffito 337/07 e 395/11.

E) Neurofuncional, nos termos da Resolução Coffito 226/01, 396/11.

F) Onco-Funcional nos termos da Resolução Coffito 364/09 e 397/2011.

G) Osteopatia, nos termos da Resolução Coffito 220/01 e 398/11.

H) Pneumofuncional, nos termos da Resolução Coffito 318/06 e 400/11.

I) Quiropraxia, nos termos da Resolução Coffito 220/01 e 399/11.

J) Saúde Coletiva nos termos da Resolução Coffito 363/09.

L) Urogineco-Funcional nos termos da Resolução Coffito 365/09.

K) Traumato-Ortopédica Funcional nos termos da Resolução Coffito 260/04 e 404/11.

Espero que tenhamos respondido a pergunta: O que é a Fisioterapia?

Você se interessou pelo trabalho do fisioterapeuta? Gostaria de seguir carreira na área de Fisioterapia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo – Apaixonado pela fisioterapia. Fisioterapeuta – CREFITO14/235419-F.
Pós-Graduado em nível de Aperfeiçoamento em Perícia Judicial certificado pela ABRAFIT, Especialista em Fisioterapia Intensiva certificado pelo ICF, Instituto Camilo Filho.
Felipe Ricardo

Últimos posts por Felipe Ricardo (exibir todos)

Um comentário Adicione o seu
  1. Eu gosto de que vocês tendem a ser também.
    Este tipo de trabalho inteligente e relatórios! Manter-se o incrível funciona caras tenho incluído vocês para blogroll.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *