Revista Fisioterapia e Pesquisa

O que é a Revista Fisioterapia e pesquisa?

A Revista Fisioterapia e Pesquisa tem como principal objetivo divulgar a cultura científica da Fisioterapia e outras áreas da saúde. A revista Fisioterapia e pesquisa vem publicando artigos científicos voltados para a verificação clínica, os quais tem contribuído para a atualização e consolidação da Fisioterapia baseada em evidências.

O Departamento de Fisioterapia desde 1996 vem assumindo está responsabilidade, por meio de instrumento jurídico junto a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Fisioterapia/ABRAPG-Ft e, com o encargo de publicar artigos científicos referentes ao objeto básico de estudo e campo de atuação do profissional da Fisioterapia e Ciências da Reabilitação, ligando estudos básicos e aplicados sobre a prevenção e tratamento das disfunções de movimento.

Sua edição se dar na Universidade Federal de São Carlos desde 1996. No período de sua existência, a Revista Brasileira de Fisioterapia/ Brazilian Journal of Physical Therapy – RBF/BJPT tem sido publicada de forma regular e sem atrasos. O número e a qualidade dos artigos a RBF/BJPT têm crescido substancialmente nos últimos anos, o que explica a mudança de sua periodicidade de semestral em 2001 para quadrimestral em 2002, trimestral em 2006 e bimestral em 2008.

Para garantir melhor acesso e maior numero em seu acervo a RBF/BJPT sofreu com um processo composto por várias modificações que fazem parte de uma estratégia para sua internacionalização.

As constantes mudanças apontam para o aperfeiçoamento e indexações em novas bases de dados bibliográficas e assim, em resposta às solicitações feitas ao final de 2007, uma conquista foi alcançada, a Elsevier Bibliographic Databases selecionou a RBF/BJPT para ser incluída nas bases Scopus e EMCare a partir de 2008 e também no final de 2007, fomos comunicados da inclusão da RBF/BJPT nas bases: Science Citation Expanded (SciSearch) e Journal Citation Reports/Science Edition da Thomson Scientific.

Em 1999 foi criado por um pequeno grupo de fisioterapeutas clínicos e acadêmicos, o Centro de Fisioterapia Baseada em Evidências (CEBP) está baseado no The George Institute for Global Health.

revista fisioterapia e pesquisa

Uma das principais atribuições do Centro de Fisioterapia Baseada em Evidência é administrar e proporcionar suporte para pesquisas que irão contribuir para a eficácia da fisioterapia, e também promover pesquisa que avalia práticas de fisioterapia e estratégias para mudar a prática de fisioterapia.

Sendo assim, para atingir esses objetivos o Centro de Fisioterapia Baseada em Evidência colabora com experts de várias áreas da fisioterapia em projetos que variam desde estudos clínicos até revisões sistemáticas e pesquisa metodológica que avaliam a qualidade de estudos clínicos.

A bandeira do Centro de Fisioterapia Baseada em Evidência é o (PEDro) e o Physiotherapy Choices (a interface para consumidores do PEDro).

revista fisioterapia e pesquisa

Conquistas da Revista Fisioterapia e pesquisa:

O Departamento de Fisioterapia alcança mais uma conquista, após sucessivas tentativas em 29 de março recebe a comunicação da inclusão na base Medline da National Libray of Medicine (NLM) a partir de 2010. Com isso, a inclusão da RBF/BJPT nessas bases internacionais irá aumentar a visibilidade de seus artigos, tornando-a uma fonte valiosa de informação e um importante veículo de publicação de pesquisas nas áreas relacionadas à Fisioterapia e Ciências da Reabilitação. Dessa forma, a RBF/BJPT passou a ser considerada Qualis A2 a partir de 2011, por todas as áreas da saúde da CAPES.

Atualmente os artigos publicados na Revista Brasileira de Fisioterapia/Brazilian Journal of Physical Therapy (RBF/BJPT), estão indexados ou tem seus resumos acessíveis nas seguintes bases de dados:) Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SportDiscus; CSA-Cambridge Scientific Abstracts, SciELO (Scientific Electronic Library Online), CINAHL, Scopus, Web of Science e Journal Citation Reports(JCR), Latindex, PEDro, Periódica, Redalyc, Medline.

Considerando a importância alcançada pela Revista, e o papel fundamental que a mesma representa para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da área, não há mais como recuar nessas iniciativas, isso se dar também devido ao enorme crescimento profissional da Fisioterapia no Brasil, onde hoje possui mais de 520 cursos de graduação.

Sendo assim é imprescindível que os avanços teórico-metodológicos dessa área sejam divulgados para dar respaldo às suas atividades de ensino e suas práticas terapêuticas.

Com a missão de publicar dados originais de pesquisa cujo objeto básico de estudo se refere ao campo de atuação profissional da Fisioterapia e Ciências da Reabilitação, veiculando estudos básicos e voltados para a avaliação, prevenção e tratamento das disfunções de movimento, a RBF/BJPT, é uma publicação bimestral, que disponibiliza uma versão eletrônica em inglês concomitantemente com a versão impressa na Scientific Electronic Library Online -SciELO, tornando-se o único periódico da área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que disponibiliza

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo

Felipe Ricardo – Apaixonado pela fisioterapia. Fisioterapeuta – CREFITO14/235419-F.
Pós-Graduado em nível de Aperfeiçoamento em Perícia Judicial certificado pela ABRAFIT, Especialista em Fisioterapia Intensiva certificado pelo ICF, Instituto Camilo Filho.
Felipe Ricardo

Últimos posts por Felipe Ricardo (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *